O que é um pneu com tecnologia Seal Inside?

Descubra a tecnologia Pneu Seal Inside, que promete resolver o problema dos pneus furados de forma eficaz. A solução garante maior segurança e durabilidade para seus pneus. Conheça mais sobre como essa tecnologia pode beneficiar você!

Israel Oliveira

9/17/20241 min read

Imagem de pneu com o escrito Seal Inside em evidência. A Seal Inside Pirelli tire.
Imagem de pneu com o escrito Seal Inside em evidência. A Seal Inside Pirelli tire.

O Seal Inside é a mais recente aposta da indústria em pneus do tipo que permitem a rodagem mesmo furados, muito utilizados em veículos que dispensam o estepe em favor de outros benefícios, como um porta-malas mais amplo. Alguns modelos da linha 2025, como o VW T-cross e o Jeep Compass já estão saindo de fábrica com este tipo de pneu.

A nova tecnologia conta com a presença de um composto de vedação por dentro do pneu que, uma vez furado, é vedado rapidamente permitindo a continuação da viagem, muitas vezes sem que o motorista sequer tenha notado. Princípio parecido com um velho artifício muito difundido no mundo das duas rodas, onde motociclistas, por naturalmente não terem opção de estepe, equipam seus pneus com uma substância conhecida como “vacina”, que uma vez injetada por dentro do pneu sem câmara, o torna resistente a furos, assim como o Seal Inside.

O novo pneu ainda resiste a múltiplos furos, e caso seja algo grande demais não há problema, pois diferente dos modelos Run Flat, que conseguem rodar totalmente vazios, os Seal Inside permitem consertos como qualquer pneu comum, e não exigem rodas especiais para que sejam montados.

Logicamente, os preços dos pneus Seal Inside são mais altos do que dos modelos comuns, porém mais baratos que os já mencionados Run Flat que, por possuírem construção reforçada, têm elevado valor de produção, e não se dão muito bem em nossas rodovias esburacadas. Não são poucos os relatos de motoristas insatisfeitos que reclamam do surgimento de bolhas após passagem em buracos relativamente pequenos, o que compromete a durabilidade do pneu tipo Run Flat, isso somado ao fato que estes não possui conserto.

Parece então que o pneu do tipo Seal Inside promete ser mais eficaz contra furos e uma melhor opção em veículos que não possuem o estepe. Agora nos resta saber se o consumidor aprovará esta nova, talvez nem tão nova assim, tecnologia.